Conheça o conceito dos 4Ps do Marketing

Victor Xavier
6 min readMar 21, 2022

--

O propósito do marketing é gerar sinergia entre consumidores e marcas com ações de publicidade, atraindo a atenção do público. São vastas as estratégias vigentes no mercado hoje, e os 4Ps são os fundamentos essenciais para isso.

Conheça o conceito dos 4Ps do Marketing

Embora o marketing seja um segmento flexível e dinâmico, para que gere efetivamente resultados, é preciso ter conhecimento das etapas necessárias no momento de elaborar as estratégias.

Sem dúvidas, para melhor obtenção de resultados, é de conhecimento geral que os processos sejam alinhados e definidos. No entanto, pouco se sabe quais são os embasamentos que as equipes devem ter para analisar os melhores métodos.

Essa base é o respaldo do conhecimento específico que de fato tornam um método válido, chamados de pilares.

O marketing possui quatro pilares essenciais para o momento de levantamento de procedimentos, que são os 4Ps do marketing.

Leia também:

O que são os 4Ps?

Também conhecido como Mix Marketing, os 4Ps (ou pilares) são os elementos que quando combinados proporcionam maior facilidade para empresas e marcas se conectarem com seus consumidores, porque apresenta sua oferta para o público.

Assim, uma empresa que deseja iniciar no marketing digital, certamente deve elaborar as variações a fim de garantir o cumprimento de suas metas.

Por estar fora de seu nicho de trabalho e não ter pessoal qualificado, a empresa decidiu contratar serviços de consultoria em marketing, afinal, os especialistas são a equipe correta para dar os direcionamentos necessários.

A primeira ação tomada em momento de definição de projeto por parte da consultoria foi questionar para a empresa a clareza sobre quatro pontos:

  • Produto;
  • Preço.
  • Praça;
  • Promoção.

Tais tópicos exigem uma perspectiva estratégica e não tanto operacional, por isso, a companhia decidiu pedir apoio para ter o nítido entendimento dos tópicos questionados e seus impactos para o negócio.

Com o cenário acima, podemos notar que não necessariamente todos os colaboradores e gerência terão o pleno conhecimento de seu negócio, tampouco saberão tomar as diretrizes corretas para trilhar o caminho do sucesso.

Portanto, nesse cenário é indicado que os investimentos sejam feitos para qualificar os colaboradores ou então contratar especialistas.

Entenda o produto

Quando o termo produto é citado, as pessoas costumam voltar os olhos para algo tangível no contexto de varejo.

No entanto, o produto pode ser definido por um pacote de bens ou serviços de uma marca oferecidos aos clientes, independente da abordagem ser direta ou indireta.

Ou seja, eles devem apresentar soluções.

É verdade que no cenário em que vivemos está em alta a tendência de realizar procedimentos estéticos, por uma série de fatores diversos. Se antes era comum somente às mulheres, hoje é possível ver clínicas focadas em harmonização facial masculina.

A harmonização facial é um combo de procedimentos estéticos cuja finalidade é melhorar a aparência, ressaltando as características do próprio corpo, com a aplicação de botox e enchimentos.

Logo, pode ser compreendida como um conjunto de produtos oferecidos por clínicas de estética, a fim de dar soluções assertivas para consumidores que, neste caso, são indivíduos que estão insatisfeitos com sua aparência ou queiram realçar as características.

O produto é o carro-chefe de uma empresa. Somente com a existência desse P uma marca realiza suas ações de promoção, bem como opta por utilizar demais estratégias.

Conhecendo o preço

É comum que as pessoas confundam os conceitos de preço e custo. Portanto, considere um autônomo que realiza serviços de instalação e queira estruturar sua prestação de serviços para ser mais assertivo nos resultados.

O prestador decidiu pesquisar por conta própria como elaborar um preço competitivo, avaliando o custo-benefício de seus serviços e de mesmo novo continuar a lucrar.

O mesmo notou que o conceito de custo abrange todos os gastos envolvidos para a própria prestação de seu serviço. No custo estão envolvidos os gastos de locomoção, alimentação e materiais para a realização do serviço.

O preço, no que lhe concerne, abarca não só os gastos referente à prestação de serviço em si, mas engloba a mão de obra envolvida.

Se o prestador de serviço precisar realizar algum curso ou tiver larga experiência no segmento, o preço deverá conter todos os aspectos. No cálculo do preço, portanto, devem ser consideradas as despesas do prestador e a sua mão de obra.

De fato, para lucrar, a empresa deverá considerar as diferenças entre preço e custo, e por fim obter um valor final o qual irá corresponder ao custo efetivo de seu serviço.

Na mesma linha, uma empresa de prestação de serviços deve ter clareza de quais são seus custos, ou seja, o quanto gasta para assegurar sua funcionalidade e a prestação de seus serviços.

Em segundo lugar deve avaliar quais seus diferenciais e vantagens competitivas, tomando então o preço de seus serviços. Por último, deve considerar suas metas de objetivos, além dos tópicos já citados para ter o valor final do serviço, e assim indicar aos clientes.

Definindo a praça

A praça está atrelada aos canais de comunicação para acontecer a relação entre marca e comprador, analisando os locais e redes sociais, no caso do marketing digital, em que as ações devem acontecer.

No contexto de praça condiz a distribuição das promoções realizadas, avaliando não só os canais oficiais, como outros aspectos que respondam à maneira como o produto será comercializado e entregue ao público.

Considere um e-commerce focado na venda de produtos para o lar.

Mas, além de seu preço, também é válido saber da logística envolvida na jornada do cliente.

Como o próprio nome sugere, o e-commerce é um canal que realiza vendas online através de sites na internet.

Os canais de comunicação, por sua vez, devem ser adequados para esse modelo de negócio, isto é, focar a comunicação via internet.

Apesar de analisar o modelo de venda e a forma de se relacionar com o cliente, deve ser considerado como será feita a entrega dos produtos.

Serviços de entregas privadas com motoboy e empresas de logística, além dos correios, são os atores do tópico.

É muito mais simples pensar na estratégia de praça quando referidos a produtos tangíveis, mas caso o produto da estratégia for um serviço apresentado, a compreensão se mostra mais complexa.

Dado o cenário de empresas de soluções, certamente a estratégia de marketing não deve ser a mesma voltada para o varejo, por exemplo.

Ao elaborar métodos para uma clara comunicação nos veículos, o negócio em questão deve levar em conta:

  • Conhecimento do público-alvo;
  • Sua linguagem de comunicação;
  • Compreender suas necessidades;
  • Entender seu processo de compra.

Com esses tópicos, é possível aplicar as estratégias de praça para produtos não-tangíveis, que, inclusive, é muito focado no marketing digital e na oferta de serviços.

Estratégias de promoção

Apesar do termo, o último pilar do marketing não se refere às liquidações e descontos, mas sim, diz respeito à persuasão que uma estratégia deve conferir à uma marca.

Com a promoção, o conjunto de escopos a serem analisados para definir estratégias assertivas no processo de chamar atenção do público para apresentar soluções é finalizado.

A promoção ainda é capaz de segmentar qual a abordagem do marketing deverá ser utilizada considerando o público-alvo, o produto que está sendo oferecido, seu preço e vantagens competitivas e os canais de comunicação.

Em outras palavras, nessa etapa são avaliados todos os fatores anteriormente mencionados para, por fim, encontrar a diretriz adequada.

Considerações finais

Embora o mix marketing pareça ser simples, na prática, são requeridos alguns pilares para que as estratégias de fato funcionem corretamente e gerem resultados, chegar até a audiência do negócio e se mostrar relevante no mercado.

É verdade que o marketing conta com uma flexibilidade da qual permite que sua aplicação seja feita em negócios de diferentes nichos e tamanhos.

Por isso, os métodos são essenciais para negócios locais como serviços, bem como para multinacionais, responsáveis pela fabricação de alimentos essenciais e outros produtos.

No entanto, deve-se considerar que diferentes nichos exigem também atenção para ter diferentes processos de qualificação de público-alvo, linguagem, processos, assim como o respeito do tempo de decisão por parte do cliente, para ser possível conhecê-lo.

Com o claro entendimento acerca do comportamento do consumidor, por fim, os métodos devem ser estruturados.

Contudo, o entendimento de suas ações permite que as marcas com o respaldo dos 4Ps e com a análise de quais os melhores métodos a serem adotados em circunstâncias adversas de fato usem as estratégias e gerem resultados satisfatórios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#Marketing #Marketingdigital

Artigo postado inicialmente em: Digital para empresas e negócios — Blog do Convidar

--

--

Victor Xavier
Victor Xavier

Written by Victor Xavier

Fã incondicional do Google e uma grande paixão por Marketing e Vendas. Atualmente, consultor no Convidar.Net. Marketing digital para empresas e negócios

No responses yet